A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL), primeira orquestra sinfônica fundada oficialmente no Paraná, foi criada em 14 de março de 1984 na gestão do Reitor Dr. Marco Antonio Fiori, sob a direção do Maestro Othônio Benvenuto. É formada por músicos profissionais contratados mediante concurso público, e tem por objetivos: interpretar e difundir o repertório sinfônico tradicional e contemporâneo com ênfase na música brasileira; dar suporte às atividades acadêmicas dos cursos ligados à área de música, através da integração com o ensino, pesquisa e extensão. Atinge em média 15.000 pessoas/ano.
Realiza regularmente temporadas de concertos oficiais denominadas: “Temporada Ouro Verde” e Série “O Som que Toca a Alma” – proporcionando ao público o privilégio da escuta de obras do repertório sinfônico e de câmara dos mais importantes compositores da música erudita europeia e brasileira. Em sua trajetória, sempre contou com a participação de renomados solistas e regentes convidados de projeção internacional, além de ter também como solistas, músicos da própria orquestra.
Desde a década de 90, desenvolve também o projeto educacional “Concertos Didáticos”, com o objetivo de, através de aulas-concertos, contribuir para a formação cultural de estudantes da rede de ensino, despertando o interesse pela música de concerto e estimulando o público a refletir e a desenvolver o hábito da escuta crítica bem como o papel da música na sociedade contemporânea.
Com mais de três décadas de existência, dois CDs gravados, e tendo realizado diversas turnês pelo país, a Orquestra Sinfônica da UEL desempenha relevante papel na sociedade local e regional, tanto que, em 2003, recebeu a “Comenda Ouro Verde”, uma das mais importantes honrarias concedidas pela Câmara Municipal de Londrina a entidades que se destacam em diferentes áreas do conhecimento e contribuem para o bem-estar da comunidade londrinense. A OSUEL é detentora também do Prêmio Destaque Paraná, concedido em 2010 pela APN Comunicação.