A Divisão de Música atua na difusão da música sinfônica, canto coral e música historicamente informada, sendo estruturada pela Seção de Música Instrumental – SMI e pela Seção de Música Vocal – SMV.  Desta forma, é responsável pela coordenação geral das atividades musicais da Casa de Cultura da UEL, desenvolvidas através da Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL), dos Coros da UEL e do NEUMA – Ensemble Universitário de Música Antiga, que atingem aproximadamente 30.000 pessoas/ano.

A Seção de Música Instrumental – SMI abriga a ORQUESTRA SINFÔNICA DA UEL que visa interpretar e difundir o repertório sinfônico tradicional e contemporâneo com ênfase na música brasileira; dar suporte às atividades acadêmicas dos cursos ligados à área de música, através da integração com o ensino, pesquisa e extensão. Também é responsável pelo Conjunto Prelúdio/Orquestra Jovem da UEL.

A Seção de Música Vocal – SMV desenvolve trabalho de extensão gratuito oferecido ao público em geral, sendo responsável por 06 grupos vocais: CORO DA UEL, CORO TEMPOS DOURADOS, CORO INFANTIL DA UEL, CORO JUVENIL DA UEL, CORO HU EM CANTO E GRUPO VOCAL ÉPOCAS. Estes grupos atendem cerca de 200 pessoas que buscam através da música coral, desenvolvimento artístico e momentos de confraternização – esta proposta de trabalho visa desenvolver o potencial vocal e ampliar o conhecimento musical de seus participantes através de um repertório que abrange desde a música popular até a música sinfônica.

A SMV abriga também a área de Música Historicamente Informada, sendo o projeto NEUMA Ensemble Universitário de Música Antiga o primeiro grupo formado dentro da proposta que abrange a criação de vários outros grupos responsáveis por distintos repertórios e períodos da história da música. Trata-se de uma proposta artística relacionada com o fazer musical embasado em informações e tradições historicamente documentadas, trazendo ao público a oportunidade de vivenciar, ouvir e conhecer distintos repertórios, suas histórias, instrumentos, indumentárias e tantos outros elementos do período entre século IX ao XV/XVI; e contribuir na formação de integrantes capacitados e instruídos na arte do fazer musical medieval, renascentista e barroco – historicamente informados e com uma prática diferenciada de qualquer conservatório ou escola regular de ensino musical. Sendo responsável pela criação de diversas formações: o grupo infanto-juvenil “ARS MENSURABILIS”, o grupo instrumental CONTRAFACTA, o quarteto de flautas doces TETRACORDE, a ORQUESTRA BARROCA CAPRICCIO STRAVAGANTE e o Coro de Ópera Barroca ”COLOR RHETORICUS”, e pela promoção de outras atividades formativas através de cursos de Percepção Musical, História da Música, Leitura a Prima Vista entre outras atividades relacionadas com ensino-aprendizagem nos aspectos historicamente informados, ofertados à comunidade londrinense e região.