A Divisão de Artes Plásticas foi fundada em 1971, seu fundamento como órgão suplementar é investir em projetos que possibilitem a compreensão dos processos de conhecimento que envolvem a produção de arte, para que sejam compartilhados. Compreendemos que esse conhecimento se constitui dinamicamente a partir das afetações que os trabalhos de arte possam causar. A Divisão de Artes Plásticas atua entendendo que identidades podem ser constantemente dinamizadas e atualizadas e as exposições são possibilidades de multiplicar experiências estéticas, tanto para os artistas quanto para o público que as visita.

Fundamentando essas propostas, o trabalho da Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura da UEL fez de Londrina um polo de discussão e produção de Arte Contemporânea, trazendo importantes artistas, como Alfredo Volpi, Iberê Camargo, Lasar Segall, Antonio Dias, Waltercio Caldas, Mira Schendel, Carlos Zílio, Artur Barrio, Iran do Espírito Santo, Rosângela Rennó, Nuno Ramos, Iole de Freitas, Carmela Gross, Leda Catunda, Paulo Pasta, Marco Butti, Élida Tessler, Marco Gianotti, Lygia Eluf, Eliane Prolik, entre outros, e críticos como Rodrigo Naves, Lorenzo Mammi, Sonia Salztein, Tadeu Chiarelli, Paulo Reis, Fernando Cocchiaralle, Sergio Sister, Ricardo Basbaum, Annateresa Fabris, Silvio Zamboni, Aracy Amaral, Ricardo Rezende, Paulo Miyada, Beatriz Lemos, Ricardo Basbaum, Cauê Alves, Clarissa Diniz, entre outros, cumprindo assim o papel de ponte entre o conhecimento produzido aqui e em diferentes pontos do país.

A Divisão de Artes Plásticas realiza exposições, conferências, workshops, mesas redondas, encontros com artistas, oficinas, mediações, cursos, estágios, grupos de estudo, intervenções, lançamentos de livros, entre outros, que estrategicamente aproximaram o público à produção artística, envolvendo artistas, estudantes e professores de arte e oferecendo um espaço para trocas de experiências.

Distintas abordagens: desenho, pintura, instalação, fotografia, vídeo, objeto, performance e suas derivações e interconexões, tiveram espaço e efetiva presença nas ações da Divisão de Artes Plásticas.

A íntima conexão com o curso de Artes Visuais permitiu ao longo dos anos problematizar a relação entre pesquisa, ensino e extensão, reforçando a formação de professores e do publico através de mediações.

Com um trabalho se intensificou ao longo dos anos, e tendo como base a seriedade e o comprometimento com as mudanças de pensamento que a produção de arte promove, detecta, propõe, a Divisão de Artes Plásticas se estabelece como ponto de conexão entre os produtores de conhecimento em artes e como espaço destinado a fruição de arte contemporânea em Londrina e região.

Mais informações no site da Divisão de Artes Plásticas.