Criada como Coordenadoria de Assuntos Culturais em 1971, transformada em Diretoria de Ação Cultural vinculada à Coordenadoria de Extensão à Comunidade, tornou-se Órgão Suplementar da UEL em 1978, denominado Casa da Cultura. Está vinculada academicamente ao Centro de Educação, Comunicação e Artes – CECA e subordinada administrativamente à Reitoria. Por sua condição de Órgão Suplementar, a Casa de Cultura articula-se com a sociedade, de forma que faça valer o compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão, desenvolvendo programas, projetos e atividades sob diversos aspectos que implicam a produção do conhecimento, da cultura e da arte.

Referência central no incentivo, produção e fomento de atividades culturais e artísticas, as ações da Casa de Cultura são desenvolvidas por meio das suas Divisões: Divisão de Artes Cênicas, Divisão de Artes Plásticas, Divisão de Música e Divisão de Cinema e Vídeo. Como promotora, apoiadora ou parceira, está presente nos mais importantes acontecimentos culturais da cidade e região. A Casa de Cultura abriga, ainda, o Cine Teatro Universitário Ouro Verde e o Centro de Documentação, que possui um significativo acervo sonoro, impresso e audiovisual.

As ações das Divisões podem ser conhecidas acessando suas respectivas páginas. Entre as ações, destacamos: o Londrina Mostra de Teatro e Circo, o Arte Londrina, os Concertos da Orquestra Sinfônica da UEL, as apresentações dos Coros da UEL (Coro UEL, Juvenil, Infantil, Tempos Dourados, Épocas e HU), as apresentações do NEUMA – Ensemble Universitário de Música Antiga e da Orquestra Barroca Capriccio Stravagante – OBCS e entre as parcerias, o Festival Internacional de Londrina (FILO) e o Festival Internacional de Música de Londrina (FIML), ambos com projeção internacional.

Centro de Documentação 

A Casa de Cultura consolidou, em 2008, um Centro de Documentação, por meio da formação de um significativo acervo impresso, sonoro e audiovisual, constituído por catálogos, livros de arte e sobre arte, textos teatrais, registros videográficos e fotográficos de espetáculos, filmes de ficção e documentários, gravações musicais e partituras, dentre outros materiais implantou em 2006 e

O acervo, embora pequeno, tem se constituído em um relevante apoio à comunidade no acesso à compreensão da arte e também como um suporte a algumas atividades acadêmicas desenvolvidas nas graduações relacionadas a esta área do conhecimento, mantidas pela UEL.

Entre 2008 e 2013 a Casa de Cultura da UEL recebeu importantes doações, destacando-se entre elas as do Itaú Cultural de São Paulo, de diversas instituições ligadas a área de cultura e arte e de vários artistas, em especial da família do músico e funcionário da Divisão de Música da Casa de Cultura, Roberto Panico.

As atividades realizadas neste local referem-se à normalização de trabalhos, pesquisa, apoio para atividades das demais divisões, classificação, catalogação, processamento técnico do acervo informacional da Casa de Cultura. As ações de classificação, catalogação, processamento técnico do acervo informacional da Casa de Cultura viabiliza-se também como campo de estágio comportando alunos do Curso de Biblioteconomia (estágio obrigatório de 68 horas), e também do ensino médio na categoria de estágio para menor aprendiz.

As doações de acervo efetuadas pela comunidade e recebidas no Centro de Documentação, estão em processo de classificação, catalogação e processamento técnico. Outro ponto de destaque do Centro de Documentação da Casa de Cultura, é sua caracterização como campo de pesquisa para alunos dos cursos de música, artes cênicas, artes plásticas e áreas correlatas.

Organização da Casa de Cultura da UEL:

Sede Administrativa e do Centro de Documentação
Diretora: Marta Dantas
Responsável pelo Centro de Documentação: Milton Júnior Moreira
Sala Romulo Veronesi no Edifício Julio Fugantti – Rua Souza Naves, nº 9 – 11º Andar
Telefone: 3323-8562

Cine Teatro Universitário Ouro Verde (Rua Maranhão, 85),
Responsável: João Manoel Martins
Telefone: 3322-6381

Divisão de Cinema e Vídeo
Chefe da Divisão de Cinema e Vídeo: Carlos Eduardo Lourenço Jorge
Telefone: 3347-8639

Divisão de Artes Plásticas (DAP)
Chefe da Divisão de Artes Plásticas: Danillo Gimenes Villa
Complexo Cultural da Rua Pernambuco

Divisão de Artes Cênicas (DAC)
Chefe da Divisão de Artes Cênicas: Laura Carla Franchi
Av. Celso Garcia Cid, 205 – espaço das Artes Cênicas
Telefone: 3322-1030

Divisão de Música
Chefe da Divisão de Música: João Carlos Rolim de Souza
Telefone: 3322-5224
Encarregada da Seção de Música Instrumental e da Osuel: Paloma Scucuglia 
Encarregado do Setor de Música Vocal: Denis Pereira do Amaral Camargo