A Universidade Estadual de Londrina (UEL) tem mais de 50 anos de atividades, destacando-se nacionalmente em ensino, pesquisa e extensão e se solidificando no cenário internacional pelo impacto das pesquisas desenvolvidas.

A estrutura acadêmica se evidencia pelos 53 cursos de Graduação presenciais (bacharelados e licenciaturas), dois cursos de educação a distancia, e 191 de Pós-Graduação (residências, especializações, mestrados e doutorados), distribuídos em nove Centros de Estudo, além de uma comunidade formada por 25 mil estudantes, professores e servidores técnico-administrativos.

Fundada em 1970 e reconhecida um ano depois pelo Ministério da Educação (MEC), a UEL representa o esforço de lideranças do norte do Paraná que entenderam a necessidade de uma instituição de ensino superior, como alavanca de desenvolvimento regional. A Universidade incorporou as faculdades pioneiras de Direito, Filosofia e Odontologia, criadas na década de 1950.

Nestes anos de ensino, pesquisa e extensão, a Universidade cumpriu a missão de desenvolver novas tecnologias, criar oportunidades e aprimorar recursos humanos. Não por acaso Londrina é considerada um polo agrícola, de saúde e referência na Tecnologia da Informação e Comunicação.

UEL: Entre as melhores instituições de Ensino Superior do País

Nos rankings e nas avaliações externas, a UEL figura entre as melhores universidades do Brasil.

No Índice Geral dos Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC), é a 1ª estadual do Paraná e a 4ª estadual do país. 

A Universidade também é considerada a 21ª colocada entre as brasileiras, pelo QS World University Rankings.

Times Higher Education Impact Ranking, que avalia as universidade em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), colocou a UEL como a segunda do país na implementação de ações sustentáveis.


Excelência também na Pesquisa e na Extensão

Atualmente, a UEL conta com 32 cursos de Doutorado, 47 Mestrados, 72 Residências e 40 Especializações, atendendo a mais de 2.600 estudantes. Por meio de programas institucionais, incentiva a Iniciação Científica em todos os níveis de ensino, a pesquisa em laboratórios multiusuários, orienta processos de revalidação de diplomas estrangeiros e amplia a inserção internacional da UEL. A responsabilidade pela articulação e gestão das atividades na Universidade é da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG).

No campo da extensão, a  UEL realiza ações que contemplam as áreas de comunicação, cultura, educação, meio ambiente, direito humanos e justiça, tecnologia e produção, trabalho e saúde. Destacam-se projetos voltados ao empreendedorismo, agricultura orgânica, assistência jurídica e psicológica, e atividades culturais. Essas ações são de responsabilidade da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX).

Espaço físico da UEL

No Campus Universitário estão instalados os seguintes Centros de Estudos: Centros de Ciências Agrárias (CCA), Biológicas (CCB) e Exatas (CCE); Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA); Centro de Educação Física e Esporte (CEFE); Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA); Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH); e Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU). Já o Centro de Ciências da Saúde (CCS) funciona junto ao Hospital Universitário (HU/UEL).

Ficam também no Campus a maioria dos Órgãos de Apoio, como Editora da UEL, Agência de Inovação Tecnológica (AINTEC), Sistema de Bibliotecas, entre outros, que dão sustentação ao ensino, pesquisa e extensão, para a prestação de serviços à comunidade.

No centro e em outros espaços de Londrina estão os Órgãos Suplementares, como o Colégio de Aplicação (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Profissional), Escritório de Aplicação e Assuntos Jurídicos (EAAJ), Casa de Cultura (Divisões de Música, Cinema, Artes Plásticas e Artes Cênicas) e Museu Histórico de Londrina, que complementam a formação dos estudantes e prestam serviços à comunidade.