A Universidade Estadual de Londrina (UEL) tem mais de 50 anos de atividades, destacando-se nacionalmente em ensino, pesquisa e extensão e se solidificando no cenário internacional pelo impacto das pesquisas desenvolvidas.
A estrutura acadêmica se evidencia pelos 53 cursos de Graduação presenciais (bacharelados e licenciaturas), dois cursos de educação a distancia, e 191 de Pós-Graduação (residências, especializações, mestrados e doutorados), distribuídos em nove Centros de Estudo, além de uma comunidade formada por 25 mil estudantes, professores e servidores técnico-administrativos.
Fundada em 1970 e reconhecida um ano depois pelo Ministério da Educação (MEC), a UEL representa o esforço de lideranças do norte do Paraná que entenderam a necessidade de uma instituição de ensino superior, como alavanca de desenvolvimento regional. A Universidade incorporou as faculdades pioneiras de Direito, Filosofia e Odontologia, criadas na década de 1950.
Nestes anos de ensino, pesquisa e extensão, a Universidade cumpriu a missão de desenvolver novas tecnologias, criar oportunidades e aprimorar recursos humanos. Não por acaso Londrina é considerada um polo agrícola, de saúde e referência na Tecnologia da Informação e Comunicação.
UEL: Entre as melhores instituições de Ensino Superior do País
Nos rankings e nas avaliações externas, a UEL figura entre as melhores universidades do Brasil.
No Índice Geral dos Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC), é a 1ª estadual do Paraná e a 4ª estadual do país.
A Universidade também é considerada a 21ª colocada entre as brasileiras, pelo QS World University Rankings.
O Times Higher Education Impact Ranking, que avalia as universidade em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), colocou a UEL como a segunda do país na implementação de ações sustentáveis.
Excelência também na Pesquisa e na Extensão
Atualmente, a UEL conta com 32 cursos de Doutorado, 47 Mestrados, 72 Residências e 40 Especializações, atendendo a mais de 2.600 estudantes. Por meio de programas institucionais, incentiva a Iniciação Científica em todos os níveis de ensino, a pesquisa em laboratórios multiusuários, orienta processos de revalidação de diplomas estrangeiros e amplia a inserção internacional da UEL. A responsabilidade pela articulação e gestão das atividades na Universidade é da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG).
No campo da extensão, a UEL realiza ações que contemplam as áreas de comunicação, cultura, educação, meio ambiente, direito humanos e justiça, tecnologia e produção, trabalho e saúde. Destacam-se projetos voltados ao empreendedorismo, agricultura orgânica, assistência jurídica e psicológica, e atividades culturais. Essas ações são de responsabilidade da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX).
Espaço físico da UEL
No Campus Universitário estão instalados os seguintes Centros de Estudos: Centros de Ciências Agrárias (CCA), Biológicas (CCB) e Exatas (CCE); Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA); Centro de Educação Física e Esporte (CEFE); Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA); Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH); e Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU). Já o Centro de Ciências da Saúde (CCS) funciona junto ao Hospital Universitário (HU/UEL).
Ficam também no Campus a maioria dos Órgãos de Apoio, como Editora da UEL, Agência de Inovação Tecnológica (AINTEC), Sistema de Bibliotecas, entre outros, que dão sustentação ao ensino, pesquisa e extensão, para a prestação de serviços à comunidade.
No centro e em outros espaços de Londrina estão os Órgãos Suplementares, como o Colégio de Aplicação (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Profissional), Escritório de Aplicação e Assuntos Jurídicos (EAAJ), Casa de Cultura (Divisões de Música, Cinema, Artes Plásticas e Artes Cênicas) e Museu Histórico de Londrina, que complementam a formação dos estudantes e prestam serviços à comunidade.