ATIVIDADE CULTURAL PARA PRODUÇÃO DO SELO COMEMORATIVO DOS 50 ANOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
A Coordenadoria de Comunicação Social da UEL e a Gráfica da UEL, por meio do Programa de Atendimento à sociedade - criação, desenvolvimento e impressão de materiais gráficos, torna público aos interessados a realização Atividade Cultural de produção do SELO Comemorativo dos 50 anos da Universidade Estadual de Londrina.
A presente atividade cultural tem como objetivo incentivar a produção cultural e artística e promover a participação da comunidade interna e externa na produção do selo dos 50 anos que será utilizado ao longo de 2021 e 2022.
Regulamento da Atividade
1 - DA CRIAÇÃO
A proposta de criação do selo deverá levar em consideração os seguintes apontamentos:
Que seja singular e expresse os atributos, os valores, a personalidade da UEL em seus 50 anos de existência;
Que comunique a Missão da Universidade:
A UEL, entidade pública e gratuita, tem como missão a gestão democrática, com plena autonomia didático-científica, comprometida com o desenvolvimento e a transformação social, econômica, política e cultural do Estado do Paraná e do Brasil.
Busca garantir a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a igualdade de condições de acesso e de permanência discente, a liberdade e respeito ao pluralismo de ideias, tendo como finalidade a produção e a disseminação do conhecimento, formando cidadãos e profissionais com competência técnica e humanística, orientada por valores éticos de liberdade, igualdade e justiça social. (Missão da UEL);
Que reflita um espírito novo, de empreendedorismo, e inovação social, ambiental e tecnológica;
2. DOS PARTICIPANTES
2.1. Poderão participar com propostas, pessoas físicas, membros da comunidade universitária e da comunidade externa, individualmente, ou em grupo (máximo 05 (cinco), ficando vedada a participação dos membros da Comissão Julgadora, bem como seus cônjuges e pessoas com grau de parentesco até o 2º grau;
3. DAS PROPOSTAS
3.1. As propostas poderão ser individuais ou coletivas (máximo 05 autores);
3.2. Cada candidato ou grupo poderá apresentar, no máximo, uma proposta de selo, individual ou coletiva;
4. DAS INSCRIÇÕES
4.1. A inscrição deverá ser enviada por e-mail, para o endereço comunica@uel.br até a data final do período de inscrição com o assunto “Selo 50 anos”. Este email deve conter os arquivos descritos no ítem 5.3 e os ANEXOS I e II;
4.2 Os participantes terão, na confirmação do recebimento do e-mail, a validação da inscrição;
4.3. No caso de criação coletiva, a ficha de inscrição deverá ser preenchida por apenas um integrante, que será considerado o representante legal do grupo;
4.4. As inscrições são gratuitas e os custos referentes a material e produção das diferentes peças da proposta, assim como demais despesas, correrão por conta do(s) participante(s);
4.5. Não será aceita inscrição após o horário e o período definidos no item 7.2;
4.6. Encerrado o prazo das inscrições, a comissão responsável, fará, em caráter sigiloso, a abertura dos arquivos, para atribuir a cada participante um número de inscrição, o qual será transcrito em todos os documentos que compõem a proposta.
5. DA FORMA, CONTEÚDO E APRESENTAÇÃO
5.1 As propostas não deverão conter assinatura ou sinal que identifique o(s) autor(es);
5.2. O conteúdo do memorial descritivo (ANEXO II) deverá expor a função comunicativa pretendida;
5.3. Cada proposta deverá ser apresentada em três versões cromáticas, todas com 20 x 20 cm e 150 dpi:
5.3.1. Versão multicolorida;
5.3.2. Versão monocromática (em tons de cinza);
5.3.3. Versão em preto e branco.
5.4. Cada versão deverá assegurar a qualidade da configuração face a fundos monocromáticos, fundos escuros ou claros e fundos fotográficos;
5.5. As propostas deverão ser originais e inéditas;
6. DO CRONOGRAMA
6.1. Início das inscrições e envio das propostas: 00h00 do dia 01/07/2021
6.2. Término das Inscrições e envio das propostas 23h59 do dia 02/08/2021
6.3. Divulgação dos resultados 12/08/2021
6.4. Entrega de certificado e prêmio 07/10/2021
7. DA COMISSÃO JULGADORA
7.1. A Comissão Julgadora está composta por 5 membros indicados pelo Reitor da UEL, sendo: um representante da Diretoria Gráfica – COM, Dra. Camila Santos Doubek Lopes; uma representante da reitoria, Dra. Lisiane Freitas de Freitas; uma docente do Departamento de Design, Dra. Ana Luisa Boavista Lustosa Cavalcante; uma servidora da área do Design, Rosane Delattre; e um discente, Gilberto Alfredo Pucca Neto.
8. DA CLASSIFICAÇÃO
A Comissão Julgadora se reunirá em separado, para conferir pontos a cada uma das propostas, considerando os critérios definidos neste Regulamento
8.1. A Comissão Julgadora julgará apenas as propostas que estiverem em consonância com o presente Regulamento. O não cumprimento de qualquer dos requisitos resultará na eliminação da proposta;
8.2. A Comissão Julgadora atribuirá uma nota a cada proposta, estabelecendo uma classificação decrescente, resultante da soma da nota atribuída a cada critério, multiplicada por seu respectivo peso, individualmente, pelos seus membros. A nota final será a média aritmética simples das notas atribuídas pelos membros da Comissão Julgadora;
9. DO JULGAMENTO
9.1. São critérios específicos para o julgamento das propostas pela Comissão Julgadora:
I. Criatividade/Originalidade: envolve inovação conceitual e técnica e considera a desvinculação da proposta em relação a outros selos existentes (peso 1);
II. Comunicabilidade: leva em conta a capacidade comunicativa e se os elementos do item 1.3 estão representados (peso 2);
III. Harmonia estética: avalia o equilíbrio de seus componentes e seu resultado estético (Peso 2);
9.2. Cada critério deverá ser pontuado com uma nota entre 0 (zero) e 10 (dez), com intervalos de meio ponto;
9.3. Cada membro da Comissão Julgadora atribuirá as notas a cada proposta de forma individual e independente. As notas atribuídas a cada proposta pelos membros serão registradas na Ficha Final de Avaliação;
9.4. A proposta que obtiver a maior nota será a vencedora;
9.5. A autoria de todas as propostas permanecerá anônima para a Comissão Julgadora;
9.6. O(s) autor(es) da proposta vencedora ficará(ão) à disposição da Comissão Julgadora para o envio de arquivos complementares que sejam eventualmente solicitados, como o selo em vetor, por exemplo, em arquivo de Adobe Illustrator ou EPS;
9.7. Havendo empate, vence a proposta com maior nota no item "Harmonia Estética". Permanecendo o empate, que sejam estabelecidos outros critérios, que serão avaliados em sequência;
10. DO RESULTADO
O resultado da atividade cultural será anunciada no dia 12/08/2021, pela Comissão Julgadora no portal de notícias da UEL “O Perobal” ( https://operobal.uel.br/).
11. DA PREMIAÇÃO AO VENCEDOR
O autor(a) da proposta escolhida será premiado(a) com kit de papelaria da UEL, troféu e certificado;
12. DOS DIREITOS DE PROPRIEDADE DA PROPOSTA VENCEDORA
12.1. A proposta vencedora poderá ser utilizada pela Universidade em razão da comemoração dos 50 anos, desde que o participante autorize com a cessão dos direitos por prazo indeterminado à UEL, à qual não caberá qualquer ônus sobre o uso da proposta, tais como pagamento de cachês, direitos autorais e outros pagamentos ou ressarcimentos que venham a ser reivindicados pelo autor(es);
12.2. A assinatura do Termo de Cessão dos Direitos Autorais pressupõe, por parte do(s) participante(s), a tácita aceitação do que consta do subitem 9.1;
13. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
13.1. A UEL poderá cancelar a realização dessa atividade a qualquer momento, sem que isso implique qualquer direito indenizatório a qualquer parte;
13.2. Ao se inscreverem nesta atividade, os candidatos manifestam automaticamente sua concordância com as regras deste Regulamento;
13.3. A participação será considerada válida apenas se a inscrição for feita de acordo com o estabelecido no item 4.1.
13.4. Os casos omissos ou não previstos neste Regulamento serão analisados e resolvidos pela Comissão Julgadora;
13.5. A Comissão Julgadora se reserva o direito de não adotar nenhuma opção de selo inscrito nesta atividade, caso considere conveniente.
ANEXO I - FICHA DE INSCRIÇÃO
Participante(s) (nome completo):
1.__________________________________________________________________
2.__________________________________________________________________
3.__________________________________________________________________
4.__________________________________________________________________
5.__________________________________________________________________
Data(s) de nascimento e CPF(s)
1. ____ /____ /_______ _____._____._____-____
2.____ /____ /_______ _____._____._____-____
3.____ /____ /_______ _____._____._____-____
4.____ /____ /_______ _____._____._____-____
5.____ /____ /_______ _____._____._____-____
Endereço do 1o. autor: Rua/Av.:_________________________________________________
Número:__ Complemento: _______________ CEP: ________________________________
Cidade: _______________________ Estado: ____________________________
Telefones: ( ) _________________ / ( ) _______________________________
E-mail para contato: ________________________________________________
ANEXO II
MEMORIAL DESCRITIVO DA PROPOSTA INSCRIÇÃO
Máximo 1 folha A4 com fonte Arial n. 12 espaçamento 1,5.
No. __________ (a ser atribuído pela UEL)